Br Artesanato
Cadastre-se
Entrar
 
HOME
 
 

Lojas


Quem somos

Ações do Bem

Notícias

Canal BRartesanato

Política de Uso

No BRartesanato artesão não paga

Notícias

 





Negócios sociais que atuam com educação estão entre os que mais recebem apoio, com 75%; artesanato e meio ambiente vêm em segundo, com 63% cada.
Os negócios sociais no Brasil são rentáveis e têm um impacto social direto nas classes baixas, seja com produtos ou serviços de qualidade e preços acessíveis ou inserindo esse público na cadeia de valor. Essa é uma avaliação do polo Brasil da Ande – Aspen Network of Development Entrepreneurs, representante de organizações que apoiam pequenas empresas em crescimento em 150 países, que, em parceria com a Fundação Avina e a Potencia Ventures – instituição criada para fortalecer ecossistemas de negócios voltados para a redução da pobreza –, realizou uma pesquisa inédita que revela o perfil dos investidores e desenvolvedores que impulsionam as atividades desses negócios no Brasil.
O mapeamento, executado pela Plano CDE, consultoria e instituto de pesquisa especializada no universo das classe...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs26




De 04 a 15 de novembro, São José recebe a segunda edição da MundialArt – Feira Internacional de Artesanato e Cultura, realizada no MundoCar Mais Shopping, às margens da BR 101.
O evento, promovido pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (Abeac), conta com mais de 80 expositores, envolvendo mais de 120 pessoas na administração e atendimento, distribuídos em aproximadamente 100 estandes – incluindo a praça de alimentação.
Representando 20 países e 15 estados brasileiros, a feira, que ocupará um espaço de mais de 1500 m², terá diversas novidades em objetos de decoração, acessórios e confecções, além de apresentações artísticas e culturais, como dança do ventre, dança cigana e a participação de índios de reservas brasileiras, com suas danças e rituais.
Com um público estimado em 80 mil pessoas, a MundialArt terá gastronomia típica, com destaque para os acarajés baianos e as tapiocas nordestinas. Uma das atrações...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs25




O Polo Novo Rio Antigo promove no próximo sábado o Dia Nacional da Cultura, a Folia no Rio Antigo, que promete mobilizar as atenções para o Centro do Rio Antigo. Ao longo de todo o sábado, das 10h às 20h, uma ampla programação promete oferecer atrações para todas as idades, concentrada em quatro palcos. Um dos destaques da programação é o Encontro de Folias de Reis, em que três grupos levarão o festejo de origem portuguesa à região.
A concentração do Encontro de Folias de Reis acontece às 14h30 na Rua do Lavradio - entre a Rua do Riachuelo e Avenida Mem de Sá e o cortejo segue pela Rua do Lavradio com apresentação às 17h, na Praça Tiradentes. Além da tradicional Feira Rio Antigo, a Rua do Lavradio, haverá shows de samba, tango, MPB, oficinas, exposição e venda de artesanato. Os palcos ficarão, respectivamente, na Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua do Resende e Praça Tiradentes.
Na programação musical, estão previstas apresentações...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs24




Faça já sua inscrição no Citur ou na base da SOS Mata Atlântica e garanta sua vaga. As inscrições são gratuitas.
A Fundação SOS Mata Atlântica e o Ponto de Cultura “Cultura esse é o Ponto”, realizarão Oficinas de artesanato na Base da Fundação SOS Mata Atlântica, ministradas por artesões da AAPCI, que acontecem a partir de 07/11.
As oficinas oferecidas são de argila, cartonagem c/ fibras,biojóias,confecção de papéis artesanais, entalhe caixeta, biojóias c/fibra banana, reciclagem de jornal,peças em bambu, origami, peças em cipó, tear de prego, chaveiros com sementes, peças em fibra de bananeira, reciclagem com filtro de café, entalhe em caixeta, pintura em telha, peças em taboa, chaveiros em caixeta, patina, embalagens em caixas recicladas, fuxico. Maiores informações 3841-1016 ou 3841-2379.
Fonte: Diariodeiguape


Postado por: BRartesanato às 19hs23




Com o objetivo de divulgar os trabalhos dos artesãos cadastrados na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal na Comunidade), órgão ligado ao governo do Estado, o município de Santa Adélia, realiza de 31 de outubro a 7 de novembro a 4ª Semana do Artesanato.
A realização destas semanas começou em agosto de 2011, com o objetivo de divulgar o trabalho dos artesãos e em dezembro a 5ª Semana irá acontecer do dia 1º ao dia 7 no período da tarde e nos dias 19 a 23 de dezembro, aproveitando o período do Natal, em que o comércio atenderá no período da noite.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santa Adélia, Andréia Hercolin, o objetivo da semana é permitir que os artesãos tenham um espaço para divulgar seus trabalhos e gerar renda para contribuir com o orçamento familiar.
A feira é realizada na sede do Fundo Social, na avenida XV de Novembro e são expostos e vendidos trabalhos com  bordados, pinturas em guardanap...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 19hs23




O governo do Rio de Janeiro está promovendo cursos de capacitação para artesãos da região serrana, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o objetivo de prepará-los para atuar na gestão da produção e negociação dos produtos.
As aulas ocorrem na Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e integram o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Técnicos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB) são responsáveis por ministrar o curso.
Os alunos aprendem noções teóricas e práticas de referências culturais do artesanato, conceitos de marketing, planejamento, associativismo e cooperativismo, além de formação de preços e empreendedorismo. A carga horária é 40 horas. Para a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, as aulas são importantes para passar o conhecimento de mercado aos alunos. “N...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs39




Conhecimento possibilita variedade de matéria-prima para artesãos
O curso de Curtimento Vegetal de Pele de Peixes iniciou a segunda etapa nesta quinta-feira (27) ao lado do estande da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) na 61ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). O curso será concluído neste sábado (29). A ação é uma iniciativa do Sebrae Alagoas e faz parte das ações da Sepaq e do programa APL Piscicultura.
Segundo a zootecnista consultora do Instituto Xingó, Sebrae/AL e responsável pelo curso, Suzana Luz, o objetivo é agregar valor a tilápia para que seja possível aproveitar todas as partes do peixe. “Grande parte dos peixes é produzido em forma de filés sem pele, produto de maior aceitação pelo consumidor, porém a quantidade de resíduos oriundos desse processamento é grande, sobretudo as peles”.
A diretora de aquicultura continental da Sepaq, Patrícia Carneiro e o bolsist...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs38




Servidores da Câmara de Taubaté comemoram o dia do funcionário público mostrando suas obras artesanais na 2ª Mostra de Talentos Artísticos dos Servidores, realizada até o dia 4 de novembro no Espaço Cultural Georgina de Albuquerque, que fica no saguão da Casa de leis.
Peças em tricô, crochê, pintura e bordado em pano de prato, decupagem, fotografia e até chocolates artesanais materializam o dom artístico das servidoras Adriana Derrico, Ana Hermê Carneiro de Souza, Glória Alice Barros, Maria Aparecida de Carvalho e Vilma Marton.
Artesã desde criança, a técnica do setor de Finanças Maria Aparecida herdou da mãe o gosto, que se traduz em trabalhos de pintura, decupagem, vagonite, ponto cruz, macramê, cartonagem, entre as técnicas utilizadas. Ela aprova a realização da exposição, “porque, além de ser uma oportunidade de mostrar os trabalhos, eleva a autoestima”.
O presidente da Casa, Jeferson Campos (PV), destacou o estímulo ao artesa...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs45




Na tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Santa Maria realizou a primeira reunião com a participação de 70 pessoas que trabalham com artesanato. O encontro teve como objetivo informar a disposição do Executivo de promover de uma Feira de Artesanato que acontecerá a partir de mês de novembro, na Gare da Viação Férrea. Segundo a Secretária de Turismo, Norma Martini Moesch, por orientação do Prefeito Cezar Schirmer em princípio a feira deverá acontecer aos domingos, dando oportunidade para os artistas mostrarem suas potencialidades e capacidade de criação. “Outro objetivo da feira é congregar ações que possam torná-la atraente ao público durante todo o ano”, diz Norma.
A Secretária Norma acrescenta que a feira poderá abrir a possibilidade da criação de uma marca do artesanato local, que dê legitimidade a Santa Maria. “Artesanato também envolve turismo, memória e cultura, sendo possível aos artistas sobreviverem atravé...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs45




A Feira de Móveis Artesanais continua neste fim de semana, 29 e 30/10, das 10 às 19h, no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320). A Feira, iniciada no dia 22, tem produtos para pronta-entrega ou encomenda, com preços promocionais e parcelamento. Além da exposição e venda dos bonitos e resistentes móveis produzidos na região –  de madeira, ferro, vime, madeira de demolição, com detalhes singulares de pintura e mosaico –, de peças de decoração e antiguidades, há ainda o “design sustentável”. Este segmento, que vem se firmando no município, inclui móveis e artigos produzidos com peças de demolição, cruzeta de poste, dormentes, carroceria de caminhão, juta, raízes e outros tipos de materiais reciclados.
Artistas e artesãos produzem esculturas de cerâmica e madeira, pinturas e artesanato no espaço Arte ao Vivo, com exposição de peças e ferramentas antigas da marcenaria artesanal. A praça de aliment...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs36




Cerca de 40 artesãos do Centro de Arte e Cultura J. Inácio participam, até o dia 6 de novembro, da 3ª edição do Bazar de Natal no Shopping Jardins, localizado na capital sergipana. A iniciativa, que parte da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e teve início na noite do último dia 24, coloca à mostra produtos em cerâmica, palha, madeira, entre outras peças, como os tradicionais bordados feitos pelas Rendeiras da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa (Asderen) de Divina Pastora.
De acordo com a secretária-adjunta da Seides, Maria Luci Silva, divulgar o trabalho dos artesãos sergipanos é um dos principais papéis da atual gestão estadual.“A gente entende que o artesanato é uma linda vitrine do estado, tanto aqui no Shopping Jardins como no Centro de Arte. Assim podemos mostrar a cultura e todo o poder de produção que nossos artesãos têm”, ressalta a gestora.
Para a diretora do Centro ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs35




A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Assistência Social, em convênio com o SENAR, realizarão do dia 07 a 11 de Novembro, o curso de artesanato em fibras de bananeira e nos dias 21 a 23 de Novembro, o curso de fibras de milho.
Ambos os cursos serão realizados em período integral, das 8h às 17h e estão com inscrições abertas na Casa do Artesão (rua José Manoel Rodrigues, 105 – Cintra Gordinho)
O instrutor do SENAR utiliza de metodologia da própria instituição, abordando vários temas de forma prática, como: o manejo do insumo, decoração das peças, comercialização e noções de empreendedorismo em artesanato. Para a fibra de bananeira serão produzidos, jogos americanos, bolsa, objeto de decoração, já no curso de milho, flores, objetos de decoração e bonecos.
Inscrição: Casa do Artesão  
Horário do Curso: 08h às 17h – Período Integral
Obs.: Almoço, da...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs34




Seis municípios de Pernambuco irão se reunir para discutir estratégias de comercialização do artesanato para megaeventos, no dia 25 de outubro, das 13h às 15h, no auditório do Sebrae de Garanhuns. Em Caruaru, o encontro acontece no dia 26 de outubro.
A palestra é direcionada a artesãos, público-alvo do projeto de Artesanato do Sebrae. Na ocasião, serão abordadas as oportunidades para o artesanato, produção artesanal de valor agregado, acesso a mercados, megaeventos, legado para Pernambuco, marketing para o artesanato e outros assuntos relacionados à estratégia de comercialização.
Serviço:
Palestra - “Estratégias de Comercialização do Artesanato em grandes eventos: o caso Copa 2014”;
Garanhuns
Quando: 25 de outubro, das 13h às 15h;
Onde: Auditório do Sebrae em Garanhuns – Rua Maurício de Nassau, n.º 82, Centro.
Caruaru
Quando: 26 de outubro, das 15h às 17h
Onde: Alto do Moura
Da Folha de Pernambuco Digita...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs32




Evento reúne 40 artesãos e técnicos na Associação Comercial de AlagoasA Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através da coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, iniciou mais uma capacitação voltada para artesãos e técnicos do setor, nesta segunda-feira (24), na Associação Comercial de Alagoas.
O treinamento, que se estende até a próxima sexta-feira (28), faz parte do 3º ciclo do Plano Nacional de Capacitação, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e as coordenações do PAB nos estados.
O plano foi iniciado em 2009 tendo projetos-piloto nos estados da Bahia e Mato Grosso e o Distrito Federal. No ano passado, foram capacitados artesãos e técnicos de oito estados. Segundo a representante do Mdic e coordenadora geral substituta do PAB Nacional, C...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs31




Devido à grande importância que a Feira de Arte e Artesanato de Belo Horizonte tem para o Estado e para o país, o deputado Carlos Mosconi (PSDB) é a favor que ela seja considerada patrimônio cultural de Minas Gerais. Ele acredita na aprovação do projeto de lei 1.057/2011 do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que já está tramitando em 1º turno na Assembleia Legislativa. 
Na quarta-feira (19/10), o deputado Mosconi pediu vista ao parecer da proposta na Comissão de Cultura. O parecer do deputado Elismar Prado (PT) era a favor da aprovação, mas com a emenda número 1, que determinava que todas as feiras livres realizadas em território mineiro fossem declaradas patrimônio cultural do Estado. De acordo com o deputado Carlos Mosconi, a “Feira da Afonso Pena” traz as características mineiras, aliadas a um local de lazer e entretenimento, por isso deve ser tratada separadamente das feiras livres. “A Feira de Artesanato se tornou uma tradição. Várias p...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 09hs30




Um grupo de 20 rendeiras participa nesta quinta-feira (27/10), às 17h, da abertura de uma exposição exclusiva na Sala do Artista Popular (SAP), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro.
Na vitrine, o destaque será a “Renda de Bilro de Florianópolis” tramada em toalhas, blusas, colchas e outras peças artesanais que serão apresentadas ao público até 27 de novembro. O evento é resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Junto com a exposição, divulgação e venda dos produtos será também lançado um catálogo etnográfico sobre o trabalho das artesãs da capital catarinense. Contendo fotos e textos inéditos, com depoimentos de rendeiras de várias comunidades do município, o livro traz o registro do processo de produção des...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs43




Brasília - O Sebrae no Distrito Federal levou os participantes do Projeto de Artesanato à Casa Cor 2011. Até esta terça-feira (25), quando termina o evento, os artistas terão um espaço exclusivo, chamado de Armazém do Artesanato, para expor seus produtos. Além disso, a instituição promoveu uma Rodada de Negócios para promover contatos entre fornecedores e compradores de produtos artesanais. Cerca de R$ 880 mil foram prospectados.
Participaram das negociações 37 artesãos e 22 compradores interessados em peças artesanais. O objetivo da Rodada, segundo o analista do Sebrae no Distrito Federal, Alessandro Madlum, foi realizar uma ponte entre os empreendedores e grandes compradores regionais. Os produtos oferecidos foram criados por artistas do DF, Entorno e Goiás. “Todos saíram muitos satisfeitos. A Rodada foi excelente”, avaliou Madlum.
A Associação de Artesãos de Planaltina (DF) levou para o encontro peças feitas de fibra vegetal e cip...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs42




Uma das novidades da Feira de Sergipe 2012, que será realizada entre os dias 17 e 29 de janeiro, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, é a possibilidade de os artesãos comercializarem seus produtos utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento. Para discutir a adoção desse novo serviço, o Sebrae reuniu nesta segunda-feira, 24, em seu auditório, representantes da empresa Cielo e dezenas de profissionais que participarão do evento.
A proposta de criar uma nova alternativa de recebimento de valores surgiu diante de uma pesquisa feita pelo Sebrae junto aos visitantes da Feira. O levantamento revelou que 80% do público que freqüenta o local é formado por turistas, e que estes optavam por utilizar o cartão para pagar suas compras na cidade.
“Como os artesãos não possuíam os equipamentos instalados, muitas vendas deixaram de ser realizadas todos os dias. A meta agora é facilitar tanto o trabalho de quem comercializa quanto de quem pretende com...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs41




Trabalhos das oito regiões fluminenses estarão no evento
Cestos de taboa, bordados, trabalhos em pedra e artigos em fibra de coqueiro serão algumas das peças que estarão no espaço do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro no Salão Estadual de Turismo. O evento começará nesta sexta-feira (21/10) à noite e terminará no domingo (23/10), no trecho da Praia de Copacabana entre a Praça do Lido e Rua Prado Junior.
O Programa de Artesanato – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – levará ao salão trabalhos de todas as regiões fluminenses: Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Metropolitana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde.
- O artesanato do estado que encontramos nessa edição do salão representa bem as nossas regiões: sua histórias, seus materiais e, sobretudo, a qualidade de nossos artesãos – destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópi...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs12




O plano nacional de capacitação para artesãos e multiplicadores do setor, promovido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), está com inscrições abertas. O curso será oferecido nas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), São Luís (MA), Macapá (AP), Boa Vista (RO) e Contagem (MG), além de municípios da região serrana do Rio de Janeiro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone. O curso tem carga horária de 40 horas/ aula e visa à profissionalização e o aumento da competitividade do artesanato a partir do estímulo às diferenças e diversidades regionais. Também tem o objetivo de promover atividades de capacitação estruturadas, que mobilizam os vários agentes envolvidos no fomento do setor artesanal.
Entre os conteúdos que serão oferecidos, destacam-se as orientações sobre atendimento ao cliente; planejamento; cooperativismo; identidade...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs09




A profissionalização do trabalho manual mudou a condição do artesanato: de atividade complementar à renda ou contra o estresse para um negócio que movimenta US$ 30 milhões no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o volume financeiro gerado pelas vendas dos produtos brasileiros no mercado internacional, em especial de peças produzidas em Minas Gerais, deve aumentar em US$ 1 milhão neste ano.
Ainda segundo o IBGE, 8,5 milhões de brasileiros vivem da produção artesanal. Destes, mais de 500 mil trabalham em Minas. Em Uberlândia, não há registro do número de artesãos que comercializam a produção em nível local, estadual ou mesmo que exportam suas peças para os Estados Unidos, para os países europeus como a Suécia e para os africanos. Mas não é difícil encontrá-los pela cidade.
Após trabalhar por quatro anos no setor de recursos humanos de uma empresa, Hélvio Santos Júnior e sua mulher, Carla Fern...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs08




Será inaugurada na próxima terça-feira (25) às 17h a Exposição de Artesanato “Madeiras e Fibras”. O evento acontece na Casa do Artesão de Campo Grande e a entrada será franca.
A mostra integra o projeto Exposições Temporárias 2011 da Casa do Artesão e permanecerá aberta até o dia 21 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12 horas. O evento contará com a participação dos núcleos de produção, Divina Fibra, de Ribas do Rio Pardo e Margaridas do Campo, de Rio Brilhante.
Divina Fibra utiliza como matéria-prima resíduos de madeira de eucalipto e taboa, encontrados abundantemente nas madeireiras de Ribas do Rio Pardo. Suas técnicas são aprimoradas em oficinas de design. Entre os produtos encontram-se diversos tipos de cestarias e acessórios de cozinha.
Margaridas do Campo foi um núcleo criado em 2009, a partir de uma oficina técnica para extração e produção de tramas de fib...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs07




Artesanato de Mucambo é fonte de trabalho e renda, ao mesmo tempo que preserva a cultura local
Mucambo. A pequena Carqueijo, neste Município, a 280 quilômetros de Fortaleza, é tipo exportação. A tecelagem produzida pela comunidade de cerca de 40 famílias chegou a Cabo Verde, na África. Antes já tinha sido levada para São Paulo. O artesanato Carqueijo está em exposição permanente na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em Fortaleza, e no Centro de Artesanato Ana Sancho Martins, na própria Carqueijo.
A produção é feita pela Associação dos Artesãos de Carqueijo. Logo no selo dos produtos há um recado: "Este é um produto 100% artesanal". E o recadinho dos artesãos de Carqueijo continua: "Ao adquirir uma peça de Carqueijo você valoriza o artesanato regional; resgata a dignidade e promove o desenvolvimento sustentável e ajuda a remuneração do artesão". O selo da comunidade encerra afirmando: "Respeitamos e preservamos a natureza. Os...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs06




Um grupo de artesãos participou na tarde desta quinta-feira, na sede do Sebrae/RO, em Porto Velho, da reunião de apresentação da terceira edição do Prêmio TOP 100 Sebrae de Artesanato, cujas inscrições vão até 30 de novembro. A proposta do encontro foi divulgar o prêmio e estimular que o maior número possível de artesãos aproveitem a oportunidade. 
A apresentação foi feita pela gestora do TOP 100 Sebrae de Artesanato em Rondônia, Letícia Gil Custódio. 
Márcia Regina Marques, artesã de Porto Velho, ganhadora da segunda edição do prêmio, esteve presente à reunião. Ela disse que participará novamente do prêmio. 
“Claro que vou participar. O prêmio é maravilhoso e, graças a ele, hoje meu trabalho é conhecido entre os 100 melhores do país, o que não é pouco. É um trabalho de criação, inovação, ecologicamente correto, e depende de tempo entre concepção e realização. Por isso tudo, posso dizer que valeu à pen...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs05




A papelaria Fradelli realiza a 2ª edição do ShowArte MS, que acontecerá em 05 de novembro, a partir das 8h, na lateral da empresa. Com a demonstração de três artistas renomados no artesanato brasileiro, o evento reunirá atividades até às 17h, com atrações como desfile de roupas customizadas, exposições de produtos, bazar e comercialização de peças artesanais da região.
Entre os artistas participantes está a especialista em técnica de decoupage em alto relevo, Mamiko Yamashita Barletta. Nascida no Japão, Mamiko é artista plástica com especialidade em pinturas e ministra aulas há 26 anos. No evento ela apresentará suas produções e ministrará aulão para os participantes.
Outro artista plástico que demostrará seus conhecimentos será Hélvio Mendonça, de São Paulo, especialista na formação de tecidos em caixas. O artista ensinará artesanato utilizando a técnica de découpage em variadas superfícies como MDF e papel.
Na ocasiã...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs56




A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Promoção Humana, em convênio com o SENAR, realizarão do dia 07 a 11 de Novembro, o curso de artesanato em fibras de bananeira e nos dias 21 a 23 de Novembro, o curso de fibras de milho, ambos estão com inscrições abertas na Casa do Artesão e são gratuitos, serão realizados em período integral, das 8h às 17h
O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) destaca-se pelo apoio ao produtor rural, sempre visando à profissionalização, integração social, qualidade de vida atuando em várias linhas no universo do campo, como: pecuária, agricultura, silvicultura, artesanato, saúde no campo, educação, alimentação e nutrição, formação profissional, turismo rural e cursos de apoio a outras atividades. Os benefícios aos participantes são inúmeros, como: geração de renda, inclusão social, aumento da produtividade no campo e o conhecimento técnico.
O inst...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 10hs56




Em sua 3ª edição, prêmio deve ter mais de mil participantes no Brasil inteiro
Brasília - Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar da premiação que identifica as melhores práticas de artesanato têm até o dia 30 de novembro para se cadastrar. 
A expectativa do Sebrae é receber mais de mil inscrições neste ano. Podem participar empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas.
O prêmio, realizado de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram em 2006 e em 2009. Juntas, tiveram mais de 1,5 mil inscritos.
“Nesta edição, queremos selecionar unidades produtivas aptas para um reposicionamento estratégico do artesanato brasileiro no mercado, aproveitando...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs51




O presidente da AMM enalteceu a estrutura do município na realização do evento.
O município de Reserva do Cabaçal realizou no período de 13 a 16 de outubro, a 12º FeiArtes (Feira de Artesanato e Folclore ) e o FestPraia (Festival de Praia). O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, participou do evento na sexta-feira (14), ao lado do prefeito Nivaldo Ponciano e de outras autoridades.
O presidente da AMM enalteceu a estrutura do município na realização do evento. "O prefeito Nivaldo está de parabéns pela realização do evento e pela ótima administração que ele vem desenvolvendo no município". Meraldo destacou ainda que o objetivo das visitas aos municípios, além de prestigiar os eventos, é aproximar a AMM das prefeituras.
O deputado Ezequiel Fonseca também esteve presente no evento e parabenizou o presidente da AMM pelo trabalho que tem desenvolvido frente à instituição. "A AMM é um espelho para o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs56




A décima terceira edição da Feira de Sergipe já tem data e local para ser realizada. Será de 17 a 29 de janeiro de 2012, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Os preparativos para o evento já começaram e a equipe do Sebrae está trabalhando com afinco para que a Feira seja um sucesso.
“Essa semana realizamos o sorteio dos estandes com os artesãos. Serão 209 estandes para artesanatos diversos, produzidos em palha, madeira, cabaças, coco, ostras, plástico reciclado, cerâmica, bordados, rendas, enfim, uma variedade de peças artesanais que encantam turistas e sergipanos que visitam o evento”, explica Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae.
Além dos 209 estandes do artesanato, a feira terá mais 73 estandes destinados a micro e pequenas empresas do segmento comércio, com destaque para as confecções, indústria, além das prefeituras que montam seus estandes institucionais. A estrutura também conta com palco para shows, estande do Sebrae onde...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs56




A variedade de cores e tons, a diversidade de pontos em uma mesma peça e o acabamento impecável, através do trabalho manual realizado pelas rendeiras, confere ao filé alagoano – tradicional técnica artesanal – um design autêntico e diferenciado. Em processo de ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado e alvo de estudos aprofundados para receber um selo de origem geográfica, o bordado alagoano é a principal fonte de renda das famílias do Pontal da Barra e de várias comunidades de Marechal Deodoro.
Dados recentes disponibilizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/Alagoas) – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) –, apontam que cerca de 70% dos nove mil artesãos inscritos no Sistema de Cadastramento do Artesanato Brasileiro (Sicab) trabalham com o filé.
Os números indicam a forte tradição presente na atividade, cuja procedência data da colonização, através...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 15hs55



17/10/2011 - Artesão empreendedor


Plano geral da Cidade de Serro.A convite da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o representante do BRartesanato apresentou Projeto de fomento para a arte e o artesanato, na Cidade do Serro, sexta feira passada. A Associação das Cidades Históricas de MG é formada de municípios de Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Brumadinho, Caeté, Campanha, Cataguases, Catas Altas, Itabira, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Branco, Ouro Preto, Paracatu, Pitangui, Prados, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Serro e Tiradentes, totalizando 32 municípios históricos. O evento contou com a representação de mais de vinte municípios associados. Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de turismo e cultura, entre outros representantes governamentais e n...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs21




Fundação de Turismo em conjunto com a Casa do Artesão, Projeto Arte de Fazer e Reciclar - Instituto Arara Azul e o Projeto Sapicuá Pantaneiro realizaram a 2° edição da Feira Pantaneira de Arte e Artesanato, no sábado (15) na Estação Ferroviária de Aquidauana. 
O Projeto propõe o funcionamento da Feira de Arte e Artesanato no complexo da Estação Ferroviária aos sábados no horário das 10h às 14h30min.
O calendário e horário de funcionamento foram formatados de acordo com o calendário de viagens do Trem do Pantanal, que aos finais de semana demanda grupos de turistas para Aquidauana - que é a principal cidade receptora dos passageiros do Trem.
A Feira foi implantada no dia 08 de outubro com participação de 21 artesões que desenvolvem, promovem e comercializam seus produtos. Para este mês, estão agendadas exposições da Feira Pantaneira de Arte e Artesanato no dia 15 e 29 de outubro. 
Fonte: Agecom/Carolina Acosta com...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs27




O Diário Oficial de hoje traz a sanção do governador André Puccinelli (PMDB) à lei de autoria do deputado estadual Márcio Monteiro (PSDB) que cria a Semana Estadual do Artesanato e Dia Estadual do Artesão.
Conforme a proposta, a Semana Estadual do Artesanato deverá ser comemorada anualmente no período de 19 a 26 de março. Já o Dia Estadual do Artesão será celebrado em 19 de março.
Durante a semana alusiva serão desenvolvidas atividades de promoção e valorização do artesanato, de acordo com o deputado tucano. As datas comemorativas deverão ser incluídas no Calendário Oficial de Eventos do Estado, como determina a lei estadual 3.945, de 4 de agosto de 2010.
Conforme Monteiro, tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 7.388/06, que institui o Dia Nacional do Artesão, comemorado no dia 19 de março, em alusão ao Dia do Carpinteiro e Dia de São José.
Valdelice Bonifácio
Fonte: Capital News (www.capitalnews.com.br)


Postado por: BRartesanato às 17hs26




Realiza nesta sexta-feira, 14, um workshop regional de artesanato na cidade de Itaguantins
A Secretaria da Cultura, por meio da Superintendência de Artesanato, realiza nesta sexta-feira, 14, um workshop regional de artesanato na cidade de Itaguantins, no auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 8 horas, com o intuito de fomentar e desenvolver a produção artesanal da região de maneira sustentável. O evento visa reunir representantes públicos e artesãos de 25 municípios da região do Bico do Papagaio como Araguatins, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras Do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Tocantinópolis, Santa Terezinha, São Bento do Tocantins, São Miguel Do Tocantins, São Sebastião Do Tocantins e Sítio Novo.
Na programação do evento está prevista, além da palestra “Artesanato como o...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs02




Com cursos de artesanato, costura e cozinha artesanal, Prefeitura de Araçariguama quer dar ao cidadão autoestima e a possibilidade de montar o seu próprio negócio
No passado, as Secretarias de Assistência Social se contentavam em ser apenas um local para distribuição de cestas básicas, e como o próprio nome diz, um espaço para se praticar assistencialismo, sem a obrigação de promover o cidadão. Mas, na atualidade, as pastas têm como meta desenvolver as habilidades das famílias e oferecer a elas a oportunidade de transformar talento em renda que contribua no orçamento familiar.
Com este objetivo, e o foco de fornecer ferramentas para que os cidadãos tenham autoestima e renda, a secretária de Assistência Social em Araçariguama, Vanilse Cristina de Freitas, divulga uma série de cursos oferecidos na Casa do Artesão, Centro de Capacitação de Costura, Cozinha Artesanal e CRAS. “Estamos trabalhando desde o início da gestão Roque Hoffmann para dar...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs02




Município agora conta com núcleo de capacitação, comercialização e treinamento de artesãos 
Alternativa viável para vítimas do desemprego e que querem montar um negócio próprio, o artesanato é uma atividade estratégica para preservação do meio ambiente e para a identidade de um povo. Como Acre o extrativismo foi a principal atividade econômica, o artesanato se tornou ainda mais forte devido à abundância e variedade de matérias-primas naturais.
Nesta quinta-feira, 13, em Brasileia, foram iniciadas oficialmente as atividades do Núcleo Produtivo de Artesanato. Esse núcleo foi construído em 2010 e ficou até o presente momento esperando todos os equipamentos e organização das cooperativas para que fosse dado início à  produção e comercialização.  
O Núcleo de Brasileia é  o terceiro implantado no Estado, depois de Rio Branco e Xapuri, e é  uma iniciativa do governo do Estado através da Secretaria de Turism...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs01




As rendas sobressaem no artesanato do Ceará. Com preços que viriam entre R$ 10 até R$ 1mil, as rendeiras da Prainha (Aquiraz) calculam o preço do artigo mediante ao tempo gasto para confeccionar
Tempo é dinheiro. A frase se confirma principalmente na questão do valor cobrado nas peças artesanais das rendeiras da Prainha (Aquiraz-CE). De acordo com elas, quanto mais tempo gasto, mais caro fica o acessório. São toalhas para bandejas, vestidos, toalhas para mesa, camisetas, todas com rendas. 
Como qualquer comércio, as vendas dos artesanatos variam bastante. Na alta estação (julho, dezembro até fevereiro) chegam a faturar até R$ 500 com 20 peças vendidas em um dia, e na baixa, ficam sem vender nada por três dias.
Há cerca de 31 anos as 35 mulheres vendem os trabalhos em um espaço improvisado na chamada Praça das rendeiras na Prainha e elas mesmas controlam as vendas das peças. A rendeira e presidente da Associação das rendeiras da Prainha (...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs00





O primeiro workshop de artesanato regional promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, por meio da Superintendência de Artesanato, reuniu mais de 170 artesãos de diversos municípios da região do Bico do Papagaio. Com uma programação diversificada, dividida entre palestras, apresentações culturais e exposição de variados artesanatos produzidos na região, o evento foi realizado nesta sexta-feira, 14, na cidade de Itaguatins, Norte do Estado, e contou com a presença da superintendente de Artesanato da Secult, Warner Pires, representando a secretária da Cultura, Kátia Rocha, da diretora de Artesanato, Ivoneide Barreto, da coordenadora estadual de Artesanato Turismo e Cultura do Sebrae, Magvan Souza, e ainda do secretário Homero Barreto, do prefeito da cidade, Homero Júnior, e de diversos representantes municipais da região. A superintendente Warner Pires ministrou a palestra “Artesanato com...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs57




Será lançada na próxima quarta-feira (19), às 19 horas, a 1ª Feira de Artesanato da Região Centro-Oeste. O evento acontece até dia 23, nos Altos da avenida Afonso Pena, 4557, próximo ao viaduto da avenida Ceará, em Campo Grande. O horário de visitação será das 14 às 22 horas.
Participam desta feira os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás mais o Distrito Federal. Tocantins integra a mostra como Estado convidado. Na ocasião, serão apresentados os produtos artesanais referenciais de cada região.
De acordo com a organização do evento, 20 municípios de Mato Grosso do Sul colocarão em exposição os trabalhos mais representativos que demonstram o grau de aprimoramento atingido pelos artesãos. Serão peças em cerâmica, fibra, madeira, tecelagem, cabaça, osso, chifre e couro de peixe.
O Estado de Mato Grosso apresentará o artesanato indígena, além de trabalhos em madeira e resina mais bichos empalhados e a famosa viola de cocho. ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs46




Será lançada na próxima quarta-feira (19), às 19 horas, a 1ª Feira de Artesanato da Região Centro-Oeste. O evento acontece até dia 23, nos Altos da avenida Afonso Pena, 4557, próximo ao viaduto da avenida Ceará, em Campo Grande. O horário de visitação será das 14 às 22 horas.
Participam desta feira os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás mais o Distrito Federal. Tocantins integra a mostra como Estado convidado. Na ocasião, serão apresentados os produtos artesanais referenciais de cada região.
De acordo com a organização do evento, 20 municípios de Mato Grosso do Sul colocarão em exposição os trabalhos mais representativos que demonstram o grau de aprimoramento atingido pelos artesãos. Serão peças em cerâmica, fibra, madeira, tecelagem, cabaça, osso, chifre e couro de peixe.
O Estado de Mato Grosso apresentará o artesanato indígena, além de trabalhos em madeira e resina mais bichos empalhados e a famosa viola de cocho. ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 16hs46




O espaço mais colorido da Efapi Chapecó 2011 é o pavilhão da Mercoarte - Feira do Artesanato Chapecoense. Em sua sexta edição, a Mercoarte reúne dezenas de artesãos locais, vinculados as associações ou individuais que tem a oportunidade de divulgar e comercializar suas criações.
Nesse ano, a mostra de artesanato foi instalada em novo local. O pavilhão de 490m², situado em frente ao espaço de leilões em uma das principais ruas da feira, abriga 20 estandes. O espaço foi cedido pela Prefeitura e a seleção dos artesãos foi feita pela Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC), de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Segundo o coordenador geral e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, a mudança de local atendeu a orientação do prefeito José Caramori para garantir maior fluxo de visitantes à Mercoarte e prestigiar a atividade. Para o presidente da Comissão Central Organizadora, Luciano Bul...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 18hs52




A professora Suely tem dez anos de experiência na área do artesanato e ministra as oficinas da Valdice Teles há um ano.
Estimular a criatividade do cidadão aracajuano é uma das principais pautas da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Dessa forma, a Escola Oficina de Artes Valdice Teles, uma das unidades da Fundação, oferece um ciclo de oficinas de artesanato há mais de três anos, obtendo ótimos resultados. Ministrados pela professora Suely Marques Ribeiro, os cursos são divididos em seis modalidades: bordado, modelagem com argila, pintura e aplicação em cerâmica, vidro e tela, boneca de pano, patchwork e reciclagem decorativa.
A professora Suely tem dez anos de experiência na área do artesanato e ministra as oficinas da Valdice Teles há um ano. "Acredito que uma das maiores importâncias do artesanato, atualmente, é o desenvolvimento profissional.Muitos dos que passaram pelas oficinas daqui, já aperfeiçoaram o hobby e estão traba...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 17hs07




Acompanhe o BRartesanato e fique por dentro das novidades, dicas e interaja!
   Facebook
   Orkut
   Twitter
  YouTube


Postado por: BRartesanato às 16hs28




O Programa CAIXA Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), tem como objetivo sensibilizar, mobilizar, integrar, articular, fortalecer e promover uma sociedade sustentável, incentivar o desenvolvimento local sustentável para a consolidação de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada, em prol do bem-estar das comunidades brasileiras.
 
Cronograma de ações AÇÃO   PERÍODO   Inscrições (recebimento de projeto)  

28/09/11 a 21/10/11   Seleção e Avaliação de Projeto  24/10/11 a 25/11/11   Divulgação de Resultado e abertura de prazo para recurso  28/11/11   Recebimento de Recurso 29/11/11 a 05/12/11   Análise de Recurso  

...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 12hs22




Começam no dia 3 de outubro as inscrições para o TOP 100, realizado pelo Sebrae em todo o país a cada três anos. 
Para identificar as melhores práticas de artesanato em todo o país, será realizada a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar podem se inscrever de 3 de outubro a 30 de novembro. A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram realizadas em 2006 e em 2009.
O Sebrae espera receber mais de mil inscrições neste ano. Os vencedores serão selecionados entre empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas. A seleção considera critérios de inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social, entre outros quesitos. Ao todo, 180 unidades produtoras...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs45




A Arco Íris revelou, na Feira CasaPronta, os vencedores do Prêmio Expressão Artística nas categorias pintura em tela (profissional e amador) e artesanato. O tema deste ano foi "brasilidade". 
Com a tela “Singularidade Brasileira”, Jefferson Marcos Dias conquistou o primeiro lugar na categoria pintura em tela profissional. Em segundo lugar, Cleusa Soares com a tela “Cocos da Bahia”, e em terceiro lugar o artista “Chibita” Luiz Fernando Siqueira com o trabalho “Mire”. Os vencedores da categoria profissional receberam vale compras que poderão ser trocados em uma das lojas da Arco Íris com valores de R$ 1000, R$500 e R$ 300.
Na categoria pintura em tela amador a vencedora foi a artista Lucinda Tereza Maciel, com o trabalho “Brasilidade”. O segundo lugar foi conquistado por Ludenir da Silva pela tela “Pescadores”. Já em terceiro ficou Ludenir da Silva e o trabalho “Era do Bonde”. Os ganhadores foram premiados com kit...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs44




Evento reúne empresários locais e estrangeiros com interesse em artesanato, fitoterápicos e alimentos, entre outros produtos
Manaus - Continuam abertas as inscrições para a Rodada de Negócios da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011) que acontece de 26 a 29 de outubro na capital amazonense. No encontro, empreendedores locais apresentam seus produtos e serviços a empresas estrangeiras. As inscrições para a Rodada de Negócios são gratuitas e devem ser feitas no site da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 
Grandes empresas do Equador, Angola, Estados Unidos, Canadá, Irã, Espanha, Itália e Portugal estão inscritas como empresas-âncoras - potencias compradoras de produtos regionais. Ao todo, estão cadastradas 26 empresas-âncoras (sendo 13 nacionais, de 10 estados diferentes; e as demais do exterior). Os produtos de interesses dessas companhias são artesanato, fitoterápicos, madeira e móveis, alimentos, bebidas e produto...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 11hs43




As pessoas que circulam pelo centro estão convidadas a visitarem a 7ª Expoceape, evento que reúne no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, mais de 140 expositores. A mostra é uma iniciativa do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), em parceria com a prefeitura, que acontece nesta sexta-feira (7) até as 18 horas, e sábado (8), das 8h às 16 horas.
No local podem ser encontrados produtos como artesanato, biscoitos, doces, material de limpeza, acessórios de cozinha, todos fabricados em unidades do PAGER (Programas Associados de Geração de Renda) promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Departamento de Trabalho.
De acordo com o coordenador de Capacitação do Ceaf e organizador da feira, Herbert Schinke Martleld, a Expoceape tem como objetivo criar oportunidades para os comerciantes fazerem novos negócios e a sociedade conhecer o trabalho apoiado pela i...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs56




O artesanato que utiliza materiais recicláveis está fazendo parte da rotina de reeducandos da Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac), em Dourados. Nessa quinta-feira (6) ocorreu a Mostra Cultural “do lixo ao luxo” no presídio, uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Escola Polo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino em unidades penais da Capital e do interior.
O resultado do trabalho dos internos teve tanto sucesso que a administração da unidade decidiu dar continuidade ao projeto. A ideia é organizar uma exposição na Câmara Municipal de Dourados, para que toda a população possa ter acesso. Outra medida é que agora serão aceitas encomendas para quem quiser adquirir as peças, com a renda sendo revertida aos familiares dos custodiados. As encomendas podem ser feitas pelos telefones (67) 3902-1226 ou 3902-2855.
Criatividade não falta. Entre as peças produzidas, ...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs55




Começa na terça-feira a 5ª Fian, com descontos de até 70%. Também haverá dança, comida típica e um pouco da cultura de diversos estados do Brasil e de outros países
Rio - Começa nesta terça-feira a Feira Internacional de Artesanato de Niterói (Fian), no ginásio do Colégio Salesiano, em Santa Rosa. O evento traz artesanato, danças, comidas típicas e um pouco da cultura de países como Turquia, Índia, Marrocos, Tunísia, África do Sul, Grécia, Egito e Indonésia. Cerca de 30 mil visitantes são esperados no evento, que reúne mais de 100 expositores de diferentes partes do mundo. A feira abre das 12h às 22h por 6 dias, com entrada franca.
A quase dois meses do Natal, haverá desconto de até 70% na maioria dos produtos. São artigos de decoração, móveis, perfumes, joias, roupas e acessórios, além de produtos típicos de países. Estandes brasileiros também participarão, com produtos do Nordeste, Sudeste e Sul do País.
A 5ª ediçã...

saiba mais

Postado por: BRartesanato às 20hs54



Páginas 1 | 2 | Próxima
Histórico





 
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  , / . Bairro - - - faleconosco@brartesanato.com